-
Arquitetos: Chioco Design
- Área: 185 ft²)
- Ano: 2019
-
Fotografias:Casey Dunn
-
Fabricantes: Ann Sacks, Cedar and Moss, Cle Tile, Louis Poulsen, Quantum Windows & Doors
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jamie Chioco, diretor da Chioco Design em Austin, Texas, teve a oportunidade de projetar a residência pessoal de sua família. Concluída em 2019, a casa de dois quartos está localizada no bairro de Cherrywood, East Austin. Chioco, que é dono do imóvel há dezesseis anos, morava em uma casa típica da vizinhança dos anos 1950 e em 2017 decidiu começar do zero. O casal decidiu relocar a antiga casa de 69 m² (750 ft²) para um novo local, a cerca de três quilômetros de distância, já que era uma casa perfeitamente boa que não precisava ser demolida. Projetar a sua própria casa provou ser um processo interessante, porém, depois de tantos anos morando na antiga propriedade, ficou mais fácil avaliar o local.
Em última análise, foi o entendimento mais profundo do que o programa precisava incluir para que o projeto fosse bem-sucedido. Orientação, público vs. privado, escala e proporção foram considerados durante anos. As inadequações das decisões anteriores para a nova casa, eram muito evidentes. Luz natural, áreas de estar abertas e a necessidade de se relacionar com o local foram as prioridades. A casa possui quatro janelas de canto sob medida, com 4,20 m (14 ft) de altura.
Essas janelas maximizam as vistas da paisagem e da casa. Somando-se a isso e aos níveis de luz natural, foram adicionados quatro conjuntos de portas de correr de madeira, fabricadas pela Quantum. A planta é essencialmente formada por dois retângulos sobrepostos, que se encontram e se conectam nas extremidades. Nesta conexão está a entrada principal, situada entre dois conjuntos de portas deslizantes.
Ao invés de acessar pela fachada frontal, Chioco quis abordar o volume através de um pátio privativo. A porta "da frente" está situada no centro da casa, de forma que a transparência dos sistemas de portas deslizantes revela um efeito em camadas pela casa, no quintal e na área da piscina. Os materiais são simples, sendo alguns reformados.
As fachadas externas foram revestidas de tijolo modular bege, com exceção das paredes de ripas de ipê, que delimitam o pátio de entrada e o cedro-vermelho ocidental no depósito posterior da casa. Os pisos de concreto ajudam a desfocar as linhas do interior para o exterior. Toda a marcenaria e painéis das paredes foram fabricados em carvalho-branco com veios verticais. O mármore branco foi usado para as bancadas, revestimento da parede, e como elemento principal no banheiro. Alguns azulejos também foram aplicados na composição da cozinha e dos banheiros.
Com pouco menos de 185,00 m² (2000.0 ft²), a casa aparenta ser muito maior, devido a um planejamento cuidadoso. O pátio de entrada, o pátio coberto e a piscina são percebidos como extensões dos espaços internos, configurando divisões externas. Quando o tempo de Austin permite, toda a casa pode se abrir, criando uma verdadeira experiência interior-exterior desobstruída.